sexta-feira, 17 de outubro de 2008

ESTETIVA VERSUS SAÚDE

Por Adriana Leocádio
www.portalsaude.org

Será que esses dois temas que escolhi estão de lados opostos? Peço um pouco de reflexão de todos ao responder essa pergunta.

Durante dois meses estudei esse tema em parceria com diferentes profissionais de psicologia, psiquiatria, cirurgiões plásticos, fisioterapeutas ,cabeleireiros, dentistas, oftalmologistas e empresários do segmento de beleza. E adivinhem a conclusão desse estudo: todas as categorias estão interligadas.

Engana-se aquele que pensa que uma cirurgia plástica para colocar ou tirar uma prótese de mama é por pura vaidade ou porque não dizer “futilidade”. Essa área está intrinsecamente ligada ao lado emocional de uma pessoa, assim como também como está ligado ao fator clinico que pode desencadear doenças como: depressão, fobia social, coluna vertebral entre outras.

Ter um cabelo bem cortado, pintado é só vaidade, pura falta do que fazer para muitos, contudo além do fator de higiene pessoal, isso pode terminar a felicidade de muitas pessoas. Se procurarmos compreender a área de saúde bucal, ai é que tudo fica mais complicado. Alguém já parou para pensar a fobia social que vive uma pessoa que não pode desfrutar da delicia de saborear um delicioso prato de comida junto aos seus amigos e familiares?

Quantas doenças podem ser preventivas através de sessões de repociosamento postura, massagens, acupuntura... se formos apurar os números é algo impressionante.

Eu sofro com a miopia há 30 anos e hoje uma das coisas que mais me incomoda é ter que usar óculos até para tomar banho, pois mesmo com o advento cientifico da cirurgia a laser para correção, o custo da mesma se torna inveval para maioria das pessoas e os planos de saúde querem impor um limite mínimo de graduação da doença para custear as devidas despesas, pode? No meu caso, se for menos de 7 graus é considerado “estética”.

É justamente para quebrar essas barreiras e acima de tudo esses “paradigmas” que assumi a presidência da Ong Portal Saúde. Quero justamente com a população e o apoio dos médicos, setor privado possibilitar o maior número de acesso a tratamento para todos que precisam de apoio na “estética para ter saúde”.

Contem conosco.

Nenhum comentário: