Por Adriana Leocádio
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“Nega do cabelo duro,
Qual o pente que te penteia
Teu cabelo ta moda
O teu corpo bamboleia
Minha nega, meu amor
Qual é o pente que te penteia...”
Cantado em verso e prosa por diferentes ícones do nosso cancioneiro popular, cabelo sempre está presente em nossa vida. Posso afirmar que o cabelo faz parte da lista que cobiçamos ao admirar alguém, só perde para: bumbuns, seios e sorrisos. Que me perdoem os carecas que por sinal em sua maioria são recheados de puro charme.
A importância dos cabelos é tanta em nossa vida que um dos mais recentes sucessos americanos é o musical Hairspray. Obteve a maior renda de estréia alcançada até hoje por um longa do gênero, batendo sucessos como "Grease: Nos tempos da brilhantina" e "Moulin Rouge! - Amor em Vermelho”. "Hairspray" é baseado em um musical da Broadway e conta a história de uma adolescente um pouco acima do peso que sonha em ser estrela de um show de tv que apresenta jovens talentos da dança.Logo a garota desperta a inveja de pessoas do meio.Tudo se passa na década de 60. A estréia no Brasil está prevista para Setembro deste ano.
Os cabelos, apesar de não terem função fisiológica vital, tem uma grande importância psicossocial relacionada à aparência e auto estima. O cabelo é uma estrutura complexa que tem bulbo (raiz) formado de vários tipos de células e haste que consiste também de células e algumas proteínas destacando-se a queratina e melanina. O cabelo tem um ciclo trocando várias vezes durante a vida. No couro cabeludo há em média 150.000 fios sendo que volta de 10% estão na fase de queda. O crescimento do cabelo é de cerca de 1 cm por mês e a perda normal varia de 50 a 100 fios.
Imagem é tudoMarketing pessoal exige mais do que palavras ao vento; vai desde a postura ética, passando pela competência, até os valores que o profissional defende na sociedade.
Conhecimento, treinamento, dedicação, disciplina e muita perseverança são as características que definem um profissional que aplica na sua carreia a estratégia do marketing pessoal. Uma carreira bem-sucedida é baseada em conhecimento, talento e, sobretudo, na imagem que o profissional consegue com os colegas e chefias.
A estratégia adotada é ser sempre simpático com os clientes, mostrar à chefia segurança na tomada de decisões e cuidar do visual. “Quando nos preparamos, temos mais gás para executar os objetivos, mais disposição para as funções profissionais.”
O diferencial é a forma alegre com que se trata os desafios e a motivação permanente. Um dos investimentos no visual que está em voga é uma completa reforma no sorriso, realinhando os dentes.
Além dos tratamentos capilares que vão desde corte e tintura até tratamentos mais específicos.A importância dos cabelosNas comunidades humanas, a estética é muito valorizada. Em razão disso, apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal.Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos.Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal.Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade.Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal.Para muitos, perdê-los é um desfiguramento grave.
Dentro deste universo conversei com a consagrada “hair stylist” Simone Petinatti, do Studio W – Shopping Iguatemi SP, que trabalha com criações únicas, pois é especialista em Alquimia em cores, além de aplicar a técnica do visagismo fazendo cortes que combinam com personalidade e estilo de cada cliente.
Simone também assinala que um ponto forte no seu estilo de trabalho é ensinar aos clientes a melhor forma de aplicar saúde aos nossos cabelos, que vão da reconstrução de fios, alisamentos, até prevenção de queda.
MAS ATÉ QUE PONTO O CABELO INFLUNCIA A NOSSA PERSONALIDADE?
De acordo com Branden (2002), auto-estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, é algo que afeta crucialmente todos os aspectos da nossa experiência, é expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos. A auto-estima não aparece de modo isolado, ela se desenvolve como parte de nossa personalidade. Portanto, a auto-estima é a chave para o sucesso ou para o fracasso.
Existe a auto-estima positiva e a auto-estima negativa. A auto-estima positiva é sentir-se confiantemente adequado a vida e a auto-estima baixa é sentir-se inadequado a vida, com negativismo sobre si mesmo.
“Canto porque amo. Mas também canto para os meus fãs e eles merecem de mim o melhor e isso inclui em visual, pois tenho consciência que sirvo de referencia para muitas pessoas, por isso não abro mão de manter meus cabelos sempre tratados e com um estilo que retrata minha personalidade” – Cantor Paulo Ricardo.
Segundo alguns estudiosos, a auto-estima parece ter uma ligação muito forte com os objetivos e planos que estabelecemos para nós e que dão um significado à nossa vida. Desenvolver a auto-estima é desenvolver a condição de que somos capazes de viver e somos merecedores da felicidade, e portanto, capazes de enfrentar a vida com mais confiança, boa vontade e otimismo, que nos ajudam a atingir nossas metas e a sentirmo-nos realizados. Desenvolver a auto-estima é expandir nossa capacidade de ser feliz.
A baixa auto-estima gera ansiedade, medo, depressão, fobias, enfim, uma série de outros problemas. Pois a baixa auto-estima revela uma pessoa que não expressa os seus sentimentos para os outros, acaba tornando-se mentirosa a si mesma.
Auto-estima, seja qual for o nível, é uma experiência íntima, reside na carne do nosso ser. É o que eu penso e sinto sobre mim mesmo, não o que o outro pensa e sente sobre mim.
Em nossa sociedade as pessoas primeiro criticam para depois e bem depois aceitarem as diferenças. Já tive cabelo longo, curto, liso, encaracolado, já fui morena e atualmente estou alinhada a minha natureza loira. Mas a cada mudança vinha um enorme desafio: “como vou ser vista pelo mundo?”
Hoje, aos 40 anos, quero que o mundo me veja como ele achar melhor. Para mim, o que mais importa é como eu me vejo e com certeza para aqueles que me lêem nesse momento e um dia me encontrar pela vida vai compreender que essa minha frase é pura realidade.
Colaboração: Simone Petinatti – Hair Stylist – Fone: (11) 3094.2640
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